Alstroeméria Laranja

COD: FMC0039

R$ 18,00
Loading...

ATENÇÃO: Nossos produtos são enviados em até 15 dias após a compra!

# Descrição do produto


Origem e curiosidades: o lírio peruano foi descoberto em 1753 nos Andes, durante uma viagem do botânico sueco, o Barão Klas von Alstroemer. Ao encontrar a flor tee a impressão de tratar-se de um lírio em miniatura e claro, decidiu levar sementes para a Europa para cultivo em jardins. Depois foram se descobrindo outras espécies da mesma flor, inclusive algumas brasileiras. Hoje são conhecidas cerca de 50 espécies diferentes, mas todas recebem o seu nome em homenagem ao Barão: são chamadas Alstroemérias, e em alguns locais simplesmente astromérias. A planta na verdade nem é um lírio, e está mais aparentada da Amarylis. As flores tem uma característica bastante curiosa: no processo de desabrochamento o caule se torce completamente, deixando-a de "cabeça para baixo". Esse processo se chama ressupinação, e deu à  flor o seu principal significado: alguém relacionou isso aos esforços de amizade e devoção, lembrando as voltas que uma amizade dá durante nossas vidas, frequentemente colocando tudo em perspectivas totalmente inusitadas. Pela grande quantidade de flores que uma única planta produz, também recebe o significado de riqueza e fortuna, e sua rápida propagação lhe deu o significado de prosperidade.

Usos e aplicações: logo que chegou à Europa foi rapidamente incorporada nos jardins para formação de maciços, canteiros e mosaicos. As pessoas colhiam as flores e levavam para suas casas, e aí se descobriu ouro uso - as flores duram até 14 dias após colhidas, e com a grande variedade de cores, tornou-se perfeita para a formação de buques ou arranjos com outras flores. Na verdade, é tão versátil que existem produtores no Brasil especializados em produzir e vender flores de corte para floriculturas, tendo até cotação em dólar. De fato, é mais fácil encontrar suas belas flores em buques do que em canteiros, e outra coisa que ajudou nisto foram os cruzamentos e melhoramento genético,  que restringiu a venda de mudas às  espécies puras, e a venda de flores para variedades melhoradas e com royalites, ou seja, quem quiser produzir tem que pagar direitos para quem criou aquela variedade. Na Flora Monte Claro trabalhamos apenas com as espécies puras e não melhoradas.

Cultivo: pode ser feito durante todo o ano através de bulbos ou de sementes, mas a planta só irá florescer nos meses de primavera e verão. É interessante verificar a temperatura - geadas muito fortes podem matar, apesar de frequentemente apenas danificarem temporariamente as touceiras. Por outro lado, temperaturas acima de 30 graus afetam a floração, mantendo a planta em estado vegetativo e produzindo apenas novas brotações. Deve ser plantada sob sol pleno, não tolerando sombra. Prefere solos mais argilosos, mas também se desenvolve bem em outras texturas. A adubação deve ser frequente, pois responde muito bem tanto a adubos químicos quanto orgânicos. Uma dica é manter a poda das flores velhas, permitindo o surgimento de novas flores. Já na formação de buques, o ideal é cortar os talos em bisel e mantê-las dentro de um recipiente com água, a qual deverá ser trocada a cada dois dias, pelo menos.

Este texto é de autoria da própria Flora Monte Claro e não é permitida a reprodução inteira ou parcial, sem prévia autorização.

Crie sua loja online com a Confere Logo