
Clivia Miniata
COD: FMC0112
ATENÇÃO: Nossos produtos são enviados em até 15 dias após a compra!
# Descrição do produto
Usos e aplicações: é uma planta que tem algumas restrições aqui em nosso país. Uma delas é que não sobrevive a geadas, apesar de resistir bem ao frio (na verdade, necessita). Então nas áreas onde existe geadas a prática recomendada é o cultivo em vasos, que durante o inverno devem obrigatoriamente ir para algum local iluminado mais coberto. Em regiões não sujeitas a geadas é possível pensar no cultivo em canteiros e jardins, desde que com alguns cuidados que explicaremos abaixo. A planta é tóxica e possui em suas folhas e flores a mesma substância presente nos narcisos e que já foi utilizada como medicinal: a licorina. Como a licorina é bastante difícil de dosar - podendo matar com pequenos erros de dosagem, nem mesmo de forma controlada e laboratorial não é mais utilizada.
Cultivo: para cultivo deve-se lembrar o ambiente de origem. Ela cresce bem na orla das florestas sul africanas, local onde o solo é coberto com espessa camada de matéria orgânica e a iluminação é forte, mas nunca direta, sendo filtrada pela copada das árvores. A região também tem invernos secos e com temperaturas de até 2o C. Então ao preparar o vaso ou canteiros deve-se caprichar na matéria orgânica. Ela não deve nunca ser exposta ao sol direto (isso queima as folhas) e não tolera encharcamento do solo (o que faz com que as folhas fiquem amareladas). Para uma boa floração deve ser mantida em temperaturas menores que 10oC durante os meses de inverno - principalmente à noite. Também a irrigação deve ser controlada no período: só molhar quando a planta começar a mostrar sintomas de murcha. Com estes cuidados a clívia deve apresentar intensa e bela floração já no início da primavera e irá permanecer florida por toda a estação. Logo que a planta começar a emitir o pendão de flores a irrigação deve se tornar constante e diária. Após a florada deve-se podar o talo seco das flores e adubá-la com uma colher de chá de NPK 04-14-08 por planta a cada mês, até início do novo inverno. As melhores formas de conseguir mudas é por divisão de touceiras ou sementes.
Este texto é de autoria da própria Flora Monte Claro e não é permitida a reprodução inteira ou parcial, sem prévia autorização.