Dorme-dorme - Mimosa pudica (40 sementes)

COD: FMC0155

R$ 30,00
Loading...

ATENÇÃO: Nossos produtos são enviados em até 15 dias após a compra!

# Descrição do produto


Mimosa pudica, conhecida popularmente por dormideira, sensitiva, dorme-dorme ou não-me-toques (este último nome é compartilhado com outras espécies distantes que não possuem sua característica mais peculiar) é um pequeno arbusto perene da América tropical, pertencente à família das ervilhas (Fabaceae ou Leguminosae).

Este nome é devido à forma como os folíolos das folhas se juntam quando ela é tocada ou exposta ao calor (sismonastia). Essa sensibilidade e movimento das folhas da planta também ocorrem em outras espécies dentro da família das ervilhas, tal como a Neptunia, ou em outras famílias, como o gênero Biophytum na família Oxalidaceae.

Usos

Utiliza-se na medicina popular tanto suas folhas em infuso ou suco (em cataplasmas) como sua raiz. Tem propriedades purgativas sendo tóxica em altas doses. Entre as indicações da medicina popular estão afecções do fígado, prisão de ventre e em gargarejo para inflamações da boca, garganta e dor de dente ou em cataplasma para reumatismos articulares ou tumores. Em sua composição já foi isolado o alcalóide mimosina ou leucenol por também ser sido isolado em algumas espécies do gênero Leucaena e verificado que possui propriedades tóxicas a depender da quantidade e interação com bactérias intestinais dos animais alimentados com essa leguminosa (Leucaena glauca Benth.)

O principal uso atual é como ornamental, devido a característica curiosa de fechar as folhas mediante qualquer toque humano.

Cultivo

Essa planta é cultivada com mais frequência em áreas internas, mas também é cultivada para cobertura do solo. A propagação é geralmente por sementes. Mimosa pudica cresce mais efetivamente em solos pobres em nutrientes que permitem drenagem substancial da água. No entanto, esta planta também é usada para recuperação de solos degradados, sendo que a mesma se desenvolve melhor em solos ditos ?danificados?. Intolerante à sombra e sensível a geadas, não tolera baixos níveis de luz ou temperaturas frias. Em zonas temperadas como no sul do Brasil, deve-se cultivar sob proteção, onde a temperatura não caia abaixo de 13° C.

Fixação de nitrogênio

Por se tratar de planta leguminosa, Mimosa pudica pode formar nódulos radiculares habitáveis ??por bactérias fixadoras de nitrogênio. As bactérias são capazes de converter nitrogênio atmosférico, que as plantas não podem usar, em uma forma que as plantas possam usar. O nitrogênio é um elemento vital para o crescimento e a reprodução das plantas. O nitrogênio também é essencial para a fotossíntese das plantas, pois é um componente da clorofila. A fixação de nitrogênio contribui com nitrogênio para a planta e para o solo ao redor das raízes da planta.

Fonte: editado de artigos da Wikipédia brasileira e americana.

Crie sua loja online com a Confere Logo